sexta-feira, abril 28, 2006

SIG como ferramenta de apoio à gestão desportiva.

Através de uma análise realizada posteriormente ao estudo “Processos de Inovação na elaboração e utilização das Cartas das Instalações Desportivas do Distrito de Aveiro” podemos concluir que um dos factores essenciais para na elaboração da Carta Desportiva (CD) é o Sistema de Informação Geográfica (SIG).
Segundo José Moreira (2005) o desporto é considerado actualmente como sendo uma actividade generalizada com uma procura cada vez maior por parte da população em geral. Deste modo, é possível mensurar e as necessidades dessa população ilustrando e confrontando a razão existente entre as infra-estruturas desportivas já construídas.
Seguindo este raciocínio a intervenção das Autarquias no que respeita ao desenvolvimento desportivo deve passar, na perspectiva de José Manuel Constantino (1999, p. 81), por uma questão nuclear que são os espaços para a prática do desporto.
Parafraseando Júlio Silva e Rui Pedro Julião (2002), “os (SIG) oferecem extraordinárias possibilidades para explorar e «materializar» acontecimentos e situações que se desenvolvem num dado tempo sobre um palco que é, por excelência, dinâmico, real, e determinante para o crescimento das organizações.” Segundo estes mesmos autores, em Portugal a dimensão espacial apesar de estar relegada para segundo plano (em relação a questões como o preço e a publicidade) ignorando-se muitas vezes que o sucesso ou insucesso de um negócio depende do seu contexto geográfico.
A procura de uma localização óptima passa muitas vezes por uma análise detalhada de variadíssimos aspectos como: a concorrência, o mercado envolvente, a segmentação do consumidor, um exame da nossa própria empresa, entre inúmeros factores. É desta forma que o SIG surge como uma ferramenta indispensável ao apoio da gestão desportiva.
Para mais informações consulte http://snig.igeo.pt/menu/Frameset_o_snig.htm